/* Facebook Like button

sábado, 4 de agosto de 2007

Astrologia Clássica


Dias atrás terminei a tradução de um texto do italiano Giuseppe Bezza sobre Astrologia Clássica. Fiquei pensando na importância que textos e instrumentos antigos têm aqui na Itália para esses astrólogos, uma vez que esses mesmos textos, intrumentos e obras de arte estão aqui muito perto, nos museus e bibliotecas. Alguns, inclusive postei aqui nesse Blog: o Astrário e o pêndulo de Foucault.

Mas, mais do que isso, fiquei pensando em como é importante para esses astrólogos que conhecem estes textos latinos e gregos mais a fundo, e em função disso são mais íntimos dos antigos, recuperar um tempo em que Astrologia e Astronomia eram estudadas juntas. Um tempo em que a Matemática, a Geometria e a Astronomia serviam para que a Filosofia e a Astrologia as interpretasse depois, lhes desse uma significação mais humana.

Com um mundo cada vez mais mecanicanizado e especializado perdemos essa dimensão de que uma coisa é base para se chegar em outra. Isso me fez lembrar os estudos sobre a linguagem e também de Saussure, o pai da Linguística - ciência que estuda a linguagem verbal humana - o primeiro a definir o "Signo verbal" composto de "Significado" e "Significante". Estamos à época do Estruturalismo e Saussure dividiu a linguagem em "langue" e "Parole". A "Langue" ou "Lingua" estuda o estritamente linguístico e a "Parole" ou "Fala" estuda a língua no seu contexto humano e social. As duas coisas, para Saussure, compõem o signo linguístico, e elas por sua vez, produzem a almejada significação ou o "sentido". Àquela época, Saussure disse que não consideraria a "Fala" nos seus estudos da linguagem, ou seja, não consideraria o "Homem" pois ele sabia que entraria em terreno pedregoso demais para uma ciência recém nascida. A Línguística precisava primeiro firmar as bases, aprender a caminhar (Saturno). Somente com bases firmes se poderia passar para o desafio de considerar o significado, ou melhor, considerar tantos significados quanto fossem os homens e as leituras que por ventura fizessem.

Depois do pai da Linguística, Noam Chomsky, criador da gramática gerativa, bolou um modelo matemático para explicar a aquisição da Linguagem: um sistema bastante lógico que confere um lugar especial na sua engrenagem - arbórea e cheia de níveis - para o "problema " da significação, do sentido. É certo que os estudos a respeito da linguagem estão bem avançados e se apoiaram muito nestes dois estudiosos. No entanto, ainda hoje, decifrar o signo linguístico, explicar a produção de sentidos, mensurar poesia e a literatura - essas que seriam a expressão linguística máxima, o casamento perfeito entre significado e significante - continuam intactos, invioláveis para um esquema científico desvelar. Isso sem falar na música. É preciso devaneio, viagem com as palavras (Netuno). O astrólogo, quando lê uma pessoa, precisa fazer como os planetas: um movimento errante, planador. O poeta, o escritor e o músico são análogos.

Mas voltando a Astrologia Clássica, o que quero dizer com isso tudo é que a Astrologia é a parte de significação da Astronomia assim como o significado está para significante. Os antigos sabiam bem disso e conferiam aos seus estudos mais do que conhecimento mensurável e interpretação, mas também a dimensão do mistério.

Como bem fala outro astrólogo italiano Marco Gambassi: "podemos ler o céu com o olhar de quem aprendeu muitas coisas e percorrido muitas estradas. Com os olhos de um sábio ou com aqueles de um homem cheio de si, enriquecido pelos seus muitos estudos. E podemos lê-lo com o olhar de um menino(...) Em alguns momentos pensei que as luzes das estrelas fossem particularmente amigas, também porque vêm quando outras luzes e fontes de calor se vão. Um pouco por vez, iniciei a observar e a estudar as estrelas e a sua linguagem universal."

0 commenti:

 

Sites amigos

Atendimentos

Entre em contato comigo pelo e-mail danischeifler@gmail.com Ou pelo Skype Daniela Scheifler

Sites amigos

Text

Baile no céu Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template