/* Facebook Like button

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Antuérpia


Outra bela cidade que conhecemos na Bélgica, a Antuérpia. Cidade portuária que se situa à beira do rio Escalda, a 90 quilômetros do mar do norte. A cidade usufrui de uma vantajosa posição geográfica.

Adorei ver os inúmeros Mercúrios espalhados pela cidade. Obviamente, o deus da comunicação, do comércio e das trocas é homenageado por lá.

O nome da cidade tem origem em uma lenda. Segundo ela, nos tempos de Júlio César, o terrível gigante Druoon Antigoon vivia em um castelo ao longo do rio Escalda. Para poder passar pelo rio, todo o capitão de navio devia pagar a ele um pedágio, uma taxa bem alta. Quem não podia pagar, perdia a mão.Até que um belo dia o capitão romano Salvius Brabo se rebelou contra esse abuso. Assim teve início uma luta furiosa ao final da qual, Brabo derrrotou o robusto gigante, lhe cortou a mão esquerda e a jogou no rio Escalda.

E é daí que surge o nome Antuérpia. Antwerpen: "Hands" (mão) e "werpen" (jogar).

Não é preciso pensar muito para intuir que a lenda deve ter origem num acontecimento verdadeiro.



Outro Mercúrio


Castelo na beira do rio Escalda



No canto, à direita do castelo, tem um gigante oprimindo dois homens e na mão dele, atrás, tem uma saquinho de moedas. Outra representação da opressão por taxas.

0 commenti:

 

Sites amigos

Atendimentos

Entre em contato comigo pelo e-mail danischeifler@gmail.com Ou pelo Skype Daniela Scheifler

Sites amigos

Text

Baile no céu Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template