/* Facebook Like button

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Solidão ou solitude? Edward Hopper

Na semana passada, fui assistir a mostra de Edward Hopper, no Palazzo Reale, em Milão. Adorei. Museu interativo e nada cansativo. O pintor americano Edward Hopper nasceu no dia 22 de julho de 1882, em Nyack, uma cidadezinha do Estado de Nova Iorque, banhada pelo Rio Hudson. Filho de uma familia burguesa, Edward passou a infância a contemplar o rio e a desenhar suas luzes.

Rooms by the sea

O grande lance para ele era apreender a luz do Sol e suas nuances.

Hopper tinha Sol em Câncer, Lua em Libra e Vênus em Virgem. Sua estética foi banhada por um realismo melancólico, que figurava as grandes cidades industriais do estado de Nova Iorque. Sua obra influenciou grandemente muitos outros pintores e artistas. No cinema, nada mais nada menos que Alfred Hitchcock e Wim Wenders, imortalizaram suas obras e fizeram delas símbolo de um país.

A conferir:



House by railroad


Gas station

Hopper tinha ainda, Marte e Urano em Virgem, conjuntos. Até hoje se discute a inovação do seu realismo, na pintura americana daquela época. Nelas aparecem muitas casas e cenas reais em andamento, que não se revelam. E é o leitor que preenche os seus significados.

Second story sunlight

Edward teve uma excelente formação literaria, ou seja, LEU MUITOS LIVROS. Não é preciso mais do que isso. Na sua casa havia uma grande biblioteca, com obras dos maiores escritores russos, franceses e, claro, americanos.

Suas personagens mostram solidão ou solitude? Depende dos olhos de quem lê/ vê.

Nighthawks

Conhecido por seus grandes silêncios, Hopper era um tipo introspectivo. Tinha Mercúrio em Câncer tb, além do Sol. Aos 42 anos, casou-se com Jo, também ela pintora e uma mulher muito vivaz. A partir dali, ela passou a ser a única modelo de suas pinturas. E o casamento durou mais de 40 anos, até o falecimento de Hopper, em 1967.

New York movie

Dentro do Morning Sun!

2 commenti:

Hericka Zogbi J Dias, Dra. Me. on 3 de dezembro de 2009 às 12:22 disse...

Rooms by the sea
maravilhoso
to amando te ter de volta (meeega taurinaaa possessivaaaaaa)
beijo

Daniela Scheifler on 3 de dezembro de 2009 às 12:24 disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Gracias, minha querida! :)))

beijo

 

Sites amigos

Atendimentos

Entre em contato comigo pelo e-mail danischeifler@gmail.com Ou pelo Skype Daniela Scheifler

Sites amigos

Text

Baile no céu Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template