/* Facebook Like button

sábado, 9 de janeiro de 2010

O Perfume, a história de um assassino

Aproveitando que a Lua está no Escorpião, vou dar aqui uma dica de leitura escorpiônica. O Perfume, do escritor alemão Patrick Suskind. A minha aproximação ao livro foi a seguinte: quando fui a Lyon, no início de dezembro do recém passado ano, visitei o Museu das Miniaturas do Cinema e, já na entrada, havia toda uma reconstrução, em tamanho natural, das cenas do filme: O Perfume, com cheiro de rosa e tudo.

A conferir:

Grenouille em seu laboratório em busca de essências


Perfumaria de Giuseppe Baldini


Bom, daí voltei pra Milão e fui procurar o livro. Não achei nas duas maiores livrarias que tem perto de onde trabalho. Va bene, fui ver o filme. E, posteriormente, consegui o livro emprestado de um amigo. Grazie, Paolo! E, devo dizer, o filme é muito fiel ao livro, mas livro traz sempre mais detalhes, né?

A história se passa na França do século XVIII e conta a história de Grenouille e de sua odisséia em busca de descobrir um modo de fixar a essência dos perfumes.

O porquê do livro ser escorpiônico? Darei 5 razões

1- Assim que nasce, Grenouille é jogado no lixo por sua mãe, junto aos peixes e e restos mil que podem haver num mercado de praça.

2- Seu primeiro choro, leva sua mãe à forca.

3- Grenouille tem o olfato mais aguçado de toda a França e não tem cheiro nenhum -o que é bastante perturbador - e, a despeito de toda e qualquer adversidade, ele vinga. É um sobrevivente.

4- Sua maior ambição é FIXAR a essência, a alma do perfume. Perfume é Touro. Pele perfumada e macia é Touro. Essência, alma, o que tem debaixo da pele é Escorpião. Ficamos ali no eixo Touro-Escorpião.

5-Grenouille é um assassino, um estrategista e aspira dominar e vingar-se do mundo com sua arte.

Teria mais 337 razões para o livro ser escorpiônico, mas se contar tudo, perde a graça, né?

O livro é excelente, recomendo muito. O filme também.

6 commenti:

Elias Mendes on 9 de janeiro de 2010 às 13:33 disse...

adoro qualquer história que se passa no seculo xviii, ainda mais com essa temática escorpiana envolvida ...certamente vou ler

Debora Helena on 15 de janeiro de 2010 às 20:15 disse...

Adorei esse livro! Lindo comentário o seu, aliás, seu blog inteiro é um verdadeiro presente para nós, amantes de astrologia e cultura.

Particularmente achei uma diferença entre o livro e o filme: no primeiro, senti predominantemente asco pelo personagem principal, e no filme surgiu um grande sentimento de compaixão.

:-)

Daniela Scheifler on 15 de janeiro de 2010 às 20:27 disse...

Oi, Débora!

obrigada, querida! Também senti muita compaixão por ele, tanto no filme quanto no livro.

:)) Obrigada pelo carinho!

Liana d´Abreu on 9 de outubro de 2010 às 20:55 disse...

Estive em Lyon...nem imaginava que tivesse algo assim, eu vi o filme! queria muito ter apreciado as miniaturas!Desollé....sniff!!
bisous querida!!
Liana

Daniela Scheifler on 9 de outubro de 2010 às 22:24 disse...

Ah, acontece! A gente não consegue ver tudo, infelizmente.

bisou, cherri!

Gisela Lacerda on 11 de outubro de 2010 às 02:22 disse...

1 ano e meio de França mas só visitei Normandie e Marseille. Bem, ops, tirando os arredores e Paris que conheço como a palma da minha mão! ;-0 Ela é pequenina, mas ... ;-))) Preciso um dia retornar a França; fiquei muito interessada nesse museu e nesse livro!

Mas eu ficava sempre economizando e enviando para o Brasil e também meio down, sem vontade.. As velhas parcerias de m. que não me serviram... Aliás, não sei realmente o que é pior: se Urano em Peixes que ese prepara para sair da minha casa 7 (JÁ VAI TARDE!) ou se é o que vem por aí. ;-0 Vc diz, Dani!

 

Sites amigos

Atendimentos

Entre em contato comigo pelo e-mail danischeifler@gmail.com Ou pelo Skype Daniela Scheifler

Sites amigos

Text

Baile no céu Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template