/* Facebook Like button

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Saturno em Escorpião!

Morte e Vida de Gustav Klimt, Leopold Museum, em Viena. Eu estive lá e vi a imagem ao vivo e com muitas cores :-)

Saturno ingressará o signo de Escorpião nesta sexta-feira, dia 05 de outubro de 2012. O deus do tempo deixará o signo da justa medida e adentrará as águas densas e profundas de Escorpião. Em Libra, trabalhamos o tema dos relacionamentos, os limites entre "Eu" e o "Outro" simbolizados muito bem pelo eixo Áries-Libra.

Agora o eixo é outro. E a imagem de Klimt me parece bem elucidativa: Morte e vida. Me explico. Na imagem, de um lado vemos a Morte e de outro a Vida. Nada pode destruir a vida e nada pode impedir a Morte de operar. A Morte pode ceifar parte da Vida, mas não pode destruí-la completamente. A vida é um organismo indestrutível e a Morte cumpre um papel imprescindível para a própria vida.

Pensemos no eixo de Touro e Escorpião. Touro representa a vida, o gozo, os recursos todos, aquilo que é concreto e que eu posso usufruir. Escorpião se relaciona com a morte, com a  putrefação, a transformação, com as perdas e com tudo aquilo que opera debaixo dos panos sem que eu necessariamente veja. A nossa cultura então, muito polarizada, se identifica muito mais com os significados relacionados a Touro do que com aqueles relacionados a Escorpião, certo? E tudo aquilo que fala de perda, de crise e de transformação vem sentido como algo ruim e como algo a ser evitado.

A Dona Morte, então, tão necessária e imprescindível à vida é associada a tudo que é negativo. É um tabu, assim como o são o sexo e as transações financeiras. Não é a à toa que Escorpião é taxado como o pior signo, como o maldito do zodíaco. Mas pouca gente lembra que todos nós temos Escorpião no nosso mapa. Então, enquanto Touro materializa, Escorpião destrói a matéria para liberar a energia contida nela. A Morte então ceifa parte da vida para gerar ainda mais vida. Como mostra a pintura de Klimt.

Pois bem, Saturno ingressando Escorpião trará à tona tudo que se refere ao eixo Touro-Escorpião, uma vez que esses dois signos são representantes dos dois lados de uma mesmíssima moeda. Em Touro eu forjo a matéria para me sentir seguro. Em Escorpião eu a destruo para liberar o que tem dentro dela, o que ela esconde. E vamos combinar que a matéria em si é muito misteriosa mesmo né não? Basta lembrar das aulas de química e dos átomos com seu imenso núcleo vazio.

Eugenio Carutti diz que o controle de Escorpião na verdade é uma faceta de Touro. Pois uma vez que Escorpião não encontra na sua cultura um espaço e espelhos para os significados que ele carrega, ele tende a sentir medo e a controlar o que sente. Podemos então olhar para um lindo pasto e nele ver um enorme Touro pastando num lindo campo verde. Touro olha pra vida que essa imagem representa: o pasto, o alimento e o gozo do Touro comendo. Escorpião olha para a morte do pasto, a digestão no corpo do Touro, os excrementos que ele produzirá.

A diferença entre os dois reside em como a nossa cultura os qualifica. A Vida vem sempre associada a algo bom, a Morte como algo a ser evitado. Daí podemos entender toda a apreensão escorpiana, todo o calar diante da falta de espaço.

Agora, e se eu tirar de cena a necessidade de qualificar as coisas como boas ou ruins e simplesmente encarar os acontecimentos como parte da vida e parte da morte? A nossa cultura deve uma redenção ao arquétipo escorpiano. E de outubro deste ano até 2015 iremos trabalhar bastante com isso.

Até porque Saturno em Escorpião estará num aspecto de sextil com Plutão em Capricórnio. Em Astrologia chamamos esse aspecto de dupla recepção, ou seja, Saturno estará no signo de Escorpião, enquanto que o planeta que rege Escorpião estará no signo regido por Saturno. A necessidade então de olhar para a matéria e para as estruturas de modo mais profundo estará mais do que enfatizada. A necessidade de nos havermos com o que está debaixo dos panos, com o que está além das aparências.

Sexualidade, mortes e transações financeiras entram na pauta dos dias. Como é que eu lido com o meu inconsciente pessoal? Eu me trabalho ou eu jogo tudo debaixo do tapete? Ou pior: projeto minha feiura nos outros? Deixando que meus complexos me guiem e me sabotem o tempo todo. Como é que eu trabalho/invisto os recursos dos outros? Eu gozo? Eu consigo me entregar, ou eu me bloqueio?

Em termos sociais pode ser que a crise financeira que assola a Europa e os EUA, desde de 2008, se agrave ainda mais. E que mais transações financeiras escusas e o mal uso do dinheiro público fique ainda mais evidente. Já viram o documentário " Trabalho Interno"? Esse documentário explica a crise financeira desde o início e vai buscar as razões dela lá na época do governo de Ronald Reagan. Época essa que viveu o último trânsito de Saturno no signo de Escorpião.

No Brasil, já estamos assistindo ao julgamento do Mensalão e também a uma queda de juros sem precedentes na história. É porque tava alto demais e começou a ficar feio demais isso tudo, né? É incrível como o brasileiro paga impostos e recebe muito pouco em troca do que paga.

Do ponto de vista individual, é sempre muito bom saber onde Saturno transita no nosso mapa, que casa rege e que aspectos fará com os nossos planetas pessoais. É ali que se dará a narrativa, a peleia. No "Encontro com Saturno" trabalhamos com isso. Quem veio, viu! :-)

Para finalizar, bailarinos, lembremo-nos sempre: os fins geram novos começos e as crises são lindas oportunidades de crescimento. Vida e Morte fazem o Baile tocar as mais belas músicas.

10 commenti:

Maria Aguiar on 2 de outubro de 2012 às 21:34 disse...

não quero nem ver saturno na 5 vai quadrar júpiter na 2 por um ano....
desculpe o desabafo hehehe

Daniela Scheifler on 3 de outubro de 2012 às 21:08 disse...

Na casa 5 Saturno mostra o tesouro achado na casa 4. E mostrar esse tesouro será desafiante. Desafios com relação aos recursos, aos talentos e aliados. Equacionar isso com a criatividade, com aquilo que você tem a mostrar. Desafios são bons, Maria, dão liga, nos movem.

beijos em ti!

Sú Vasconcellos on 15 de outubro de 2012 às 23:48 disse...

Olá, sou libriana e saturno me castigou muito durante esses dois anos principalmente no quesito relacionamentos. Eu achava que saindo do meu signo as coisas iam dar uma aliviada mas continuam mais densas, isso deve ser pq tenho lua em escorpião, vênus em escorpião, urano em escorpião, mercúrio em escorpião?
E lua e vênus mexem principalmente com as emoções? É o mês do meu signo e está no meu decanato e estou totalmente melancólica =/ obrigada.

Daniela Scheifler on 16 de outubro de 2012 às 03:38 disse...

Anane,

Se Saturno vai fazer conjunção com vários planetas no teu mapa é porque os desafios vão continuar. Mais ainda porque fará conjunção com o regente do teu Sol, com Vênus. Melancolia é uma boa palavra. Seria legal você consultar um astrólogo (a) para ver isso mais a fundo.

Estás falando com uma, então caso queiras fazer um estudo melhor disso tudo, meu e-mail é danischeifler@gmail.com

beijos,

Dani

Sú Vasconcellos on 16 de outubro de 2012 às 04:47 disse...

Obrigada pela atenção Dani, só me preocupo um pouco pq todos estes planetas que eu citei estão em escorpião na casa 6 que é justamente a casa do trabalho, e saturno entrando aí creio que vá ser uma bagunça e as coisas se tornem mais difíceis do que já estão, abraços.

Unknown on 22 de abril de 2013 às 15:07 disse...

Olá!
Eu sou do signo Escorpião e tenho Saturno na 5 (a coisa tem estado complicada...), então "o tesouro achado na casa 4" são os "Desafios com relação aos recursos, aos talentos e aliados"? Peço desculpa pela pergunta, mas procuro encontrar uma forma de ficar à tona :-) Presumo então que tenho de estudar o que aprendi na 4?
Um abraço!

Daniela Scheifler on 22 de abril de 2013 às 15:49 disse...

Olá, Reflexa mente!

Uma coisa é o trânsito, outra são as configurações natais. Saturno transita por Escorpião, mas não necessariamente pela tua casa 5. Para saber melhor, é preciso estudar o mapa e ver o conjunto. O melhor mesmo é fazer uma consulta astrológica ;-)

Unknown on 22 de abril de 2013 às 17:28 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown on 22 de abril de 2013 às 17:32 disse...

Olá, muito obrigada!
Ando a tentar descobrir algumas coisas por mim... Gastei nos últimos 10 anos muito dinheiro em consultas e nunca usufruí delas como devia... Estou perdida demais e falida, para voltar a uma... Mas obrigada, é muito bom poder ler por aqui e por ali textos maravilhosos como os seus. No mínimo, e abstractamente, inspiram-me Esperança.
Abraço caloroso!

Unknown on 22 de abril de 2013 às 17:36 disse...

Peço desculpa por ter removido o comentário anterior, tinha um pequeno erro...
Sou perfeccionista em exagero!...
Ai :-)

 

Sites amigos

Atendimentos

Entre em contato comigo pelo e-mail danischeifler@gmail.com Ou pelo Skype Daniela Scheifler

Sites amigos

Text

Baile no céu Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template